Minha Biografia

Meus amigos, meu nome é Roberto Duarte. Sou casado com a Paula e pai de dois filhos lindos, amantes de um bom futebol: Roberto Neto e Arthur. Assim como o meu saudoso pai, Roberto Duarte, e meu tio, Ruy Duarte, herdei o amor pela advocacia.

Da carreira de advogado trouxe a ética para todos os campos da minha vida e, portanto, fiz dela a minha principal bandeira e lastro de vida, com dedicação total aos princípios morais que regem uma sociedade pautada na justiça.

Carreira profissional

Atuei há mais de 16 anos como advogado com uma forte atuação e militância, obtendo destaque na OAB/Acre. No triênio, 2007-2009, fui conselheiro seccional suplente da Ordem. Neste mesmo período, fui presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/Acre; membro da Comissão de Sociedade de advogado e vice-presidente da Caixa de Assistência ao Advogado. Também fui indicado, pela OAB ao cargo de auditor membro do Tribunal de Justiça Desportiva do Acre.

Servir e ajudar

Em 2014, disputei a minha primeira eleição quando concorri a uma vaga para o Senado Federal. Desta experiência, ganhei notoriedade pela postura propositiva e posicionamentos firmes contra o modelo de gestão que, na época, foi implementado no Acre.

Não ganhei a eleição em 2014, mas tive a certeza de seguir o meu propósito, de servir e ajudar a nossa cidade.

Nas eleições de 2016 concorri a uma vaga para vereador de Rio Branco. Com a confiança da população da capital do Acre, fui o vereador mais votado, com 3.984 votos. Andei em todos os bairros da cidade e entendi exatamente o que os rio-branquenses precisavam. Em dois anos, na Câmara de Vereadores, apresentei mais de 10.000 proposições.

A experiência como vereador me motivou a concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre, nas eleições em 2018. Tenho convicção de que posso fazer muito pelo estado e pelos que mais precisam. Percorri todos os municípios do Acre, indo de Assis Brasil à Serra do Divisor. A população acreana confiou em mim e nas minhas propostas. Assim, eu me elegi com 9.405 votos e fui o deputado estadual mais votado em Rio Branco.

Em 2019, no primeiro ano do meu mandato como deputado estadual, fui relator de 60 matérias na Assembleia Legislativa e, por conseguinte, autor de mais de 1.000 proposições.

Novos desafios

Com o apoio da minha família, dos amigos e das pessoas que convivem comigo, tomei mais uma decisão importante: aceitei o convite e sou pré-candidato a prefeito de Rio Branco, pois sei que podemos contribuir ainda mais com a nossa cidade.

Não perdemos a fé de que podemos construir uma cidade verdadeiramente melhor para se viver e criar nossos filhos.

Olá, meus amigos!

Junto com vocês eu quero, com certeza, construir uma cidade melhor para todos nós. Por isso, criei um espaço colaborativo para que todo cidadão possa contribuir, através de ideias e sugestões para que o nosso sonho se torne realidade.